Academia Central de Aikido do Recife

Laércio Albuquerque e Henrique Dantas
A Academia Central de Aikido do Recife surgiu em 2003 dos esforços de Mariana Albuquerque, Henrique Dantas e Laércio Albuquerque para dar continuidade aos trabalhos iniciados por Augusto Barrinha sensei no ano 1996 e deixados a cargo de Rogério Paodjuenas sensei de 1998 a 2002, quando este mudou-se para João Pessoa e lá fundou a Academia Central de Aikido de João Pessoa, dando início a difusão do Aikido na capital paraíbana.


 Apesar de estar residindo em João Pessoa, Rogério Paodjuenas sensei, ao qual devemos eterna gratidão, esteve de lá olhando por nós e supervisionando o nosso grupo até o mês de junho de 2010, quando nos recomendou para relacionamento direto com a Confederação Sul-Americana de Aikido por acreditar que, os instrutores Henrique Dantas-3º dan e Laércio Albuquerque-2º dan, então à frente do grupo, "tem condições de assumirem relacionamento direto com a Academia Central de São Paulo".

Herbert Pizano sensei - 6º dan/Aikikai
Hoje a Academia Central de Aikido do Recife encontra-se sobre a supervisão de Herbert Pizano sensei - 6º dan/Aikikai - que vem dando ao nosso grupo imenso apoio e suporte técnico, além de intensa orientação, o que tem nos possibilitado seguir firme e sinceros em nossos treinamentos e nos mantido com ânimo, vigor e energia sempre renovados.

Contamos com aproximadamente 40 praticantes, divididos nos turnos da manhã, tarde e noite, de todos os kyu, além de 10 yudansha (faixas-pretas), sendo seis no nível de 1ºdan, dois no nível de 2º dan e dois no nível de 3º dan.

A Academia Central de Aikido do Recife já esteve em dois outros endereços durante estes anos, estando atualmente situada na sala de Judo do Núcleo de Educação Física da UFPE. Tivemos o dojo situado já na margem do canal do riacho Cavouco no Engenho do Meio e ao lado da Sudene, na Cidade Universitária, cada um deles cheio de histórias e divertidos acontecimentos, os quais recordamos com muita saudade. Já foram realizados por nosso grupo diversos seminários, de caráter nacional e internacional, nos quais recebemos instrutores do Hombu Dojo da Aikikai como o Fujita Masatake shihan, 8º dan- AIkiaki e o Yamada Hironobu shihan, 7º dan - Aikaki. Recebemos também inúmeras visitas de praticantes de outros Estados.

Antigo dojo da Cidade Universitária e dojo atual no Núcleo de Educação Física na UFPE